Evitar o desperdício de tempo sem comprometer a qualidade do serviço é o objetivo de todo empresário. A metodologia Takt Time é uma grande aliada neste processo e está sendo adotada por muitas empresas no mercado.
Esta técnica é muito utilizada na produção, pois o ritmo de fabricação deve ser mantido para atender a demanda dos clientes.
Então, deseja entender melhor como funciona e saber quais são os seus benefícios e como implementá-lo?
É o que veremos neste artigo! Continue lendo para conferir:
O que é o Takt Time?
O termo é derivado da palavra alemã taktzeit (takt= compasso/ zeit= tempo) e literalmente, significa “relógio”. Surgiu no meio musical – a palavra takt era, originalmente, usada para ditar ritmos de condução de orquestra, mas atualmente faz parte do vocabulário industrial.
No contexto do Lean Manufacturing (Sistema Enxuto de Manufatura, desenvolvido pela Toyota, na década de 1950, no Japão), o Takt Time passou a significar o tempo de produção disponível por turno de trabalho dividido pela demanda da clientela, também por turno.
Portanto, definimos o Takt Time como o tempo médio entre o momento que se começa a fabricar uma unidade de produto e a seguinte. Com essa estratégia também fica mais fácil descobrir quais etapas necessitam de ajuste.
Diferença entre Takt Time e lead time
Para quem pensa que Takt Time e lead time é a mesma coisa, está completamente errado. Possui finalidades diferentes:
O lead time – o tempo do ciclo, de entrega ou de fornecimento – refere-se ao tempo total necessário desde que a ordem de pedido é gerada até ser entregue ao cliente (ou recebida do fornecedor), incluindo nesse período todas as atividades logísticas envolvidas. O lead time pode ser medido com cronômetro.
Por outro, o Takt Time diz respeito à etapa de produção, ou seja, representa o tempo máximo em que deve ser elaborado um produto para satisfazer a demanda. Ao contrário do lead time, é um tempo estimado, teórico, que serve como indicador para determinar se estamos fabricando acima ou abaixo do esperado.
Como calcular
O Takt Time é calculado dividindo o tempo disponível pelo número de unidades que foram solicitadas pelo cliente.
Takt Time = Tempo disponível / Demanda do cliente
Para calcular o Takt Time, divide-se o número de minutos disponíveis em um dia de trabalho pela quantidade de peças que precisam ser produzidas durante o expediente.
Por exemplo: uma indústria com expediente de oito horas (480 minutos diários) precisa entregar 240 peças ao fim do dia, gastando no máximo, dois minutos para produzir uma peça (480/240=2). Ou seja, o tempo de produção deve estar próximo do
Takt Time, que neste caso é de dois minutos. No caso de a peça ser produzida em etapas, deve-se levar em conta a fase mais demorada do processo. Numa fábrica de CDs, por exemplo, cada peça é embalada em três etapas: inserção do disco na capa (três segundos), inserção do encarte (três segundos) e embalagem da capa (cinco segundos). Assim, o Takt Time é de cinco segundos.
Leia também
- SKU e EAN, entenda o significado e utilidades destes códigos
- Drive-in e Drive-thru: saiba tudo sobre esse sistema de armazenagem
Benefícios do Takt Time
O Takt Time e o just-in-time são conceitos inter-relacionados. Por isso, as vantagens proporcionadas por utilizar um Takt Time são equivalentes às de adotar uma estratégia just-in-time:
Eliminar a superprodução. Uma vez calculado o Takt Time, o ritmo de produção é determinado pelo volume da demanda. Dessa forma, evitamos produzir acima das necessidades.
Redução dos custos. Um excesso de estoque acarreta um importante aumento de custos em armazenamento, o que obriga as empresas a reduzir preços ou descartar produtos para assim diminuir os níveis de inventário. Ao produzir baseando-se em um Takt Time não é necessário recorrer a essas práticas, sendo possível manter as margens de lucro e reduzir os custos de armazenagem.
Otimização dos recursos. Se nosso ritmo de trabalho estiver abaixo do exigido, teremos que investir mais recursos para atingir a produção necessária. O Takt Time ajuda a definir os turnos de trabalho, calcular a periodicidade do aprovisionamento ou ajustar a fabricação à capacidade produtiva de uma máquina.
Redução dos erros. Produzir de forma rápida e imprevista aumenta o risco de cometer erros. No entanto, quando o ritmo de trabalho é mais constante, a porcentagem de erros diminui drasticamente.
Em suma, a principal vantagem é o aumento notável da eficiência em todas as operações relacionadas à cadeia de produção.
Sobre a Comercial SouzaLog
A Comercial SouzaLog trabalha com o principal objetivo de garantir que a movimentação de cargas não seja um problema, mas sim um diferencial para cada parceiro.
Aqui você encontra tudo o que precisa, de todos os modelos e medidas, com o melhor custo-benefício e economia para o seu bolso. Para falar com a gente é muito simples, basta entrar em contato através do:
e-mail:contato@comercialsouzalog.com.br
WhatsApp – (11) 94188-4222
Fixo – (11) 4963-5037/ 2937-6399
Nós também trabalhamos com porta paletes, empilhadeiras, gôndolas, mezaninos, racks metálicos, push back, protetores de colunas.
Até a próxima!