Otimizar a operação logística é um dos grandes desafios de todas as empresas. E, neste quesito a tecnologia tem sido fundamental para aprimorar os processos. Por exemplo, por meio da ferramenta WMS, os procedimentos logísticos têm sido agilizados, gerando benefícios para toda a cadeia de suprimentos da organização.
Se interessou em saber como funciona e ficar por dentro de tudo como é o funcionamento do sistema WMS? Continue lendo este post!
O que é sistema WMS?
WMS é uma sigla para Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns.
Nada mais é que um software com o objetivo de fornecer a gestores e executivos a localização exata de produtos e bens que se encontram em momentos diferentes do processo logístico em um galpão de armazenagem, além de proporcionar informações importantes, como a quantidade de itens no inventário.
Suas funcionalidades agilizam o fluxo de informações e a utilização dos recursos no espaço físico do estoque, otimizando a operacionalidade da armazenagem e gerando. O sistema WMS abrange todo o processo de logística, desde o recebimento de mercadoria, passando pelas etapas de armazenagem até a expedição final do produto.
Você também pode gostar
- Cross Docking: o que é e quais as vantagens dessa estratégia para o seu armazém
- Cantilever: um sistema para diversas demandas de armazenamento
Tudo isso garante mais eficiência aos processos logísticos e pode aumentar a produtividade de todos as etapas envolvidas no gerenciamento de um armazém. Com isso, sua empresa garante diferenciais competitivos que vão ajudar sua organização a se tornar ainda mais lucrativa.
Como funciona software WMS?
O software WMS tem a possibilidade através de códigos de barras identificar as mercadorias e fiscalizar a entrada e saída delas no warehouse (armazém), controlando também informações como prazo de validade, número do lote e outras informações diversas.
Uma alternativa aos códigos de barra são as etiquetas RFID (Radio-Frequency Identification, na sigla em inglês), que permitem identificar produtos à distância e podem operar por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones conectados à internet.
Principais funções:
- Controle de segurança de mercadorias;
- Integração ao ERP;
- Geração de relatórios;
- Integração com outras áreas;
- Transferência entre estoques.
Quais as vantagens de um software WMS?
Dentre as principais vantagens podemos citar:
Produtividade acelerada
Os WMS conferem agilidade aos processos da empresa. São rápidos ao localizar e despachar as mercadorias e informar à equipe sobre a exata localização desses mesmos itens. O resultado é mais eficiência e produtividade.
Redução do tempo de espera
A automatização via WMS permite economizar tempo em várias operações logísticas. Graças aos códigos de barra e às etiquetas RFID, a entrada e saída de itens do depósito é registrada imediatamente, assim como outras informações, como data de validade. Com essas informações disponíveis mais rapidamente todos os demais processos são acelerados, como o picking e a expedição.
Controle de produtos armazenados
As etiquetas RFID registram toda a movimentação de mercadoria nos depósitos, o que permite controlar o fluxo de produtos armazenados com maior eficiência e segurança. Além de ajudar a administrar melhor e de maneira mais dinâmica o espaço disponível.
Otimização do percurso de pedidos
Os WMS informam sobre a localizam exata dos itens estocados, o que é muito útil quando a empresa possui mais de um depósito e não pode perder tempo na hora de localizar um produto solicitado por um cliente.
Aumento na qualidade do material estocado
Ao saber melhor qual o espaço disponível nos armazéns e como ocupá-los de maneira inteligente, a empresa poderá tomar decisões melhores sobre que tipo de mercadoria estocar. Como? Os relatórios do WMS informam sobre os itens que têm melhor saída e, por isso, não devem jamais faltar. Esses itens, de bom preço e boa qualidade, tendem a ocupar cada vez mais espaço nos armazéns.
Redução nos custos de mão de obra
Os WMS também resultam em diminuição de gastos com mão de obra porque automatizam tarefas anteriormente manuais, reduzindo também a possibilidade de inviabilizar processos por conta de erro humano.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram para acompanhar nossas novidades sobre logística, estoque e muito mais!
Sobre a Comercial SouzaLog
A Comercial SouzaLog trabalha com o principal objetivo de garantir que a movimentação de cargas não seja um problema, mas sim um diferencial para cada parceiro.
Aqui você encontra tudo o que precisa, de todos os modelos e medidas, com o melhor custo-benefício e economia para o seu bolso. Para falar com a gente é muito simples, basta entrar em contato através do e-mail:
contato@comercialsouzalog.com.br
WhatsApp – (11) 94188-4222
Fixo – (11) 4963-5037/ 2937-6399
Nós também trabalhamos com porta paletes, empilhadeiras, gôndolas, mezaninos, racks metálicos, push back, protetores de colunas.
Até a próxima!